A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê. (Malba Tahan)

terça-feira, 11 de maio de 2010

Itajaí: um resumo histórico

Itajaí encontra-se numa área que durante os séculos XVII e XVIII , foi muito disputada entre as metrópoles portuguesa e espanhola. Portugal temia invasões espanholas no sul do Brasil, principalmente Santa Catarina, porque esta era uma área estratégica para se chegar ao Rio da Prata, e porque seu litoral permitia às embarcações se abastecerem de água, alimentos. Esta preocupação também perpassava pela necessidade de alargar as fronteiras da colônia Brasil. Contudo, foi somente no século XIX que foram dados os primeiros passos para uma ocupação mais efetiva do território.

Os primeiros passos para a ocupação são atribuídos a dois nomes: Antonio Menezes de Vasconcelos Drummond (1820) e Agostinho Alves Ramos (1824). Nomes, portanto, ligados à “ fundação” do primeiro núcleo. Cabe lembrar que somente com a imigração massiva para o Vale do Itajaí Açu (Colônia Blumenau e adjacências) e Itajaí Mirim (colônia Itajaí – Príncipe D Pedro – atuais município de Brusque, Guabiruba e Botuvera) é que o movimento populacional passa a ser mais intenso. Oswaldo Cabral dizia que Itajaí estava situada magnificamente à entrada do vale do Itajaí e possuía um porto praticável, o que fez nascer o núcleo urbano. Isto se deu se forma mais definitiva em 15 de junho de 1860, com a instalação do município (vila) de Itajaí, desmembrando-se de Porto Belo.

Na época, o presidente da Câmara assumia as funções executivas. A figura do superintendente só apareceu na república. É ainda deste período a criação da comarca (1868) e a elevação da vila à categoria de cidade, em maio de 1876.

Nenhum comentário:

Postar um comentário