A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê. (Malba Tahan)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lançamento de livro amanhã!



QUANDO CAI UM RIO DO CÉU
o livro negro da enchente de 2008

de Daniel Rosa dos Santos
editora PAPATERRA

"Numa Prosa cirúrgica, Daniel mergulha num personagem solúvel: a chuva. E cada pequeno recorte desta narrativa é uma gota, uma pequena elegia, que convida o leitor para uma dança precisa, uma valsa aquosa. Uma cidade atravessada por uma lâmina, chuva e aço, onde os sonhos são desfeitos e a esperança é a primeira a morrer afogada. Aqui a ficção é invadida pela realidade, numa tempestade, memória." Carlos Henrique Schroeder - escritor

Lançamento dia 17 de agosto (quarta-feira) na livraria e sebo CASA ABERTA às 19:30h.

À venda na
livraria e sebo CASA ABERTA
Rua Lauro Müller, 83
Itajaí - SC, 88301-400
www.casaberta.com.br

Informações: (47) 30455815 ou 9992-8305.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Lançamento no VII Enecult

Próximo lançamento da Editora Casa Aberta acontece hoje (05/08), às 20h, no Forte São Diego, em Salvador, Bahia. O evento integra o VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult). A obra “Cultura e Ensino de História: elogio à criação”, de Raquel Alvarenga Sena Venera, é resultado de dez anos de pesquisa e reflexões. O livro situa o leitor no tempo e na constituição do campo do Ensino de História e sua relação, sobretudo, com a cultura.

A História ensinada e a relação com o conceito de cultura é destaque neste livro. Do sentido clássico, oriundos dos séculos XVIII e XIX, à fluidez e centralidade que adquire do século XX, a cultura força a própria História a convergir com outras áreas e campos, sobretudo, com a Educação.

O livro também inaugura a Coleção Cultura Escolar, da Editora Casa Aberta. Com escrita acessível, a autora situa o leitor e demarca o território acadêmico e o “estado da arte” do Ensino de História. Nesse percurso, são evidenciados os principais grupos de estudos e pesquisadores, além de apontar as relações com a História da Educação, com a formação de professores e com a origem do Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História, consolidando a área no Brasil.

“Elogio à criação” ao abrir, nessa literatura sobre o Ensino de História, uma leitura sobre os processos de subjetivação, de constituição de um saber histórico que, ao mesmo tempo em que repete tradições, rompe e inaugura novas formas de fazer e saber. Este talvez seja um diferencial neste trabalho, ao verberar por autores pouco lembrados entres os historiadores, como Félix Guattari, Gilles Deleuze e Michel Foucault.