A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê. (Malba Tahan)

quinta-feira, 12 de maio de 2011

20 anos de Casa Aberta







Lançamento do Livro “ Nacionalidade e Etnicidade do Atlântico Sul” do historiador José Bento Rosa da Silva inicia uma série de eventos comemorativos dos 20 anos da Livraria Casa Aberta



O historiador José Bento Rosa da Silva faz um ajuste de contas com o passado, ao publicar seu mais recente livro “Nacionalidade e Etnicidade do Atlântico Sul”.


O lançamento será no próximo sábado (14.03), às 10h, na Livraria e Editora Casa Aberta. A obra é uma investigação sobre as tensões étnicas e as intolerâncias praticadas, sobretudo pela elite de Itajaí, na primeira década do século 20. Como o autor descreve, “com um processo-crime evolvendo um imigrante alemão renomado na cidade e um afrodescendente que lutava para manter sua família em situação de dignidade, foi impossível não atentar os apelos do ofício”, referindo-se a sua condição de historiador.

Além das práticas de intolerância, Bento apresenta personagens e descreve a Itajaí, quando “ainda não tinha vestido a identidade de uma cidade açoriana”, sendo que na primeira década do século passado as disputas étnicas se intensificaram. O autor mostra, a partir de periódicos da época, que “havia uma preferência pelos imigrantes em detrimento aos ‘nacionais’”.

Para o historiador José Roberto Severino, que prefaciou a obra, “as ações descritas por Bento lançam luz a fenômenos semelhantes ocorridos em muitas das comunidades litorâneas e ribeirinhas do Brasil. A maquinaria da modernidade vivida na Primeira República e a questão operária, mas também os recortes de gênero, os aspectos culturais, as lutas pela dignidade, que podem ser compreendidos por meio de suas associações, grêmios e sindicatos”.
Bento faz “um ajuste de contas com o passado” ao romper com a história tradicional de empilhar datas, fatos e privilegiar o olhar das elites.

Agora, o historiador avança um pouco no tempo e cavouca os discursos produzidos para evidenciar que, além de apresentar os fatos, eles transbordam também suas diferenças e seus preconceitos.
Em sua trajetória de pesquisador, Bento tem dado visibilidade às tensões e àquilo que muitos escritores de Itajaí, muitas vezes, tentam ocultar: as práticas de intolerância no interior das relações sociais.



Sobre o autor

José Bento Rosa da Silva é doutor em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/PE (2001), tornando-se também o primeiro professor de História da África na mesma universidade. Investigador no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)/Portugal.
Pesquisador no Núcleo de Estudos das Relações Inter-étnicas – NUER/UFSC.
Coordenou o Programa Memória dos Bairros da Fundação Genésio Miranda Lins.
Foi Diretor do Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí. É militante do Movimento Negro de Itajaí. Autor das Obras: Negras Memórias (1996); Estiva Papa-Siri: Mãos e pés do Porto de Itajaí (2004); Caetanos & Caetanos: tradição oral e história (2008); Itajaí no século XIX: história, cotidiano e poder; Negros em Itajaí (coautoria com Moacir da Costa); estes dois últimos, pela Editora Casa Aberta.

Evento: lançamento do livro “Nacionalidade e etnicidade no litoral do Atlântico Sul: Foz do Itajaí - SC (1906)”
Dia: 14 de maio
Horário: 10h (na ocasião será servido um café colonial)
Local: Livraria e Editora Casa Aberta, Rua Lauro Müller, n. 83, Centro, Itajaí.


Mais informações:


Livraria e Editora Casa Aberta: 3045-5815

Roberta Bittencourt- DRT SC 01528 JP
(47) 99498890




quarta-feira, 11 de maio de 2011

Espetáculos do SESC na Casa Aberta começam hoje!





Veja a sinopse das três peças:






O que: Luisa (Teatro) – Cia EXperimentus Teatrais / Itajaí - LIVRE
Quando: 11/05, quarta, às 20h (40 min)
Onde: Casa Aberta Livraria e Editora
Quanto: Gratuito (ingressos limitados no SESC ou Casa Aberta)

Agustin voltou. Luisa narra o seu reencontro com esse homem que, após doze anos de espera, volta de repente em uma noite para despedir-se. O universo de Luisa e o universo de Agustín se entrelaçam, em uma historia que mistura fatos, memórias e imaginação. As lembranças, reais ou criadas, compõem uma trama tecida e destecida pelo tempo, pelo amor e pela espera.
_______________________________________________________________________
O que: Palavra Muda (Perfomance) – Coletivo Terceira Margem / Itajaí - LIVRE
Quando: 12/05, quinta, às 20h (40 min)
Onde: Casa Aberta Livraria e Editora
Quanto: Gratuito (ingressos limitados no SESC ou Casa Aberta)

A performance “Palavra Muda” nasce da vontade de experimentar a poesia em seu estado mais próximo do visual e sonoro, vários dos textos foram concebidos especialmente para a performance de maneira a se integrarem melhor com a proposta desta linguagem, e variam da prosa à poesia. O projetor é utilizado como recurso visual, agregando imagens, cores e novos tons à leitura poética. A sonoplastia é executada ao vivo por Patrícia Vianna fazendo uso da voz e de Viola Erudita. Os textos são de autoria de Sebastião Paulo Do Aragão e Leandro De Maman.
_______________________________________________________________________
O que: As Pessoas de Minha Pessoa (Teatro) – Valentim Schmoeler / Itajaí - LIVRE
Quando: 13/05, sexta, às 20h (40 min)
Onde: Casa Aberta Livraria e Editora
Quanto: Gratuito (ingressos limitados no SESC ou Casa Aberta)

Um homem pode ter suas várias personalidades distintas sobrepostas por máscaras. Ele pode até esconder-se ou expressar-se por meio de algumas delas através de pseudônimos ou até mesmo através de suas várias maneiras de interpretar o mundo em sua volta. Fernando foi um grande criador de mitos, viveu vários deles, durante seu tempo. Definia-se poeta e filósofo, porém o mundo literato o define como moderno, clássico, nacionalista, místico, revolucionário, materialista e panteísta. “Um criador de Anarquias” A vida e a obra do poeta português que ultrapassou os limites de seu amado país conquistando o mundo, e seus heterônimos mais famosos são colocados em cena.



INFORMAÇÕES E INGRESSOS:
Setor de Cultura
SESC-Itajaí-SC
Fone: (47)3349-4096 / 9946-3388
http://twitter.com/marceloproducao